terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DICIONÁRIO NORDESTINÊS (T)



LETRA T
Tampo: Coisa ruim
Talagada: 
Quantidade, pedaço, dose
Terrêro:
 Quintal
Testo: tampa de panela
Tico: Pouca coisa
Timoti: Sujeito rui, deselegante
Tiririca: Ficar com raiva
Tirna: Fuligem
Tisgo: pessoa muito magra
Torar: Quebrar, romper, cortar
Traque: Peido
Travar: fechar
Troço: Coisa ou pessoa imprestável
Tronxo: Torto, fora de prumo
Triscar: Tocar de leve
Trombudo: Com raiva

A CAERN E SUA RELAÇÃO COM GUAMARÉ



A CAERN normalizou o abastecimento d’água em Macau na tarde deste sábado, 28, após 48hs sem água devido ao rompimento de uma tubulação que fica na entrada da cidade. Um acidente provocado por uma máquina de terraplenagem ocasionou o problema.

Agora eu pergunto: O porquê que em Guamaré passa doze, quinze dias sem água nas torneiras e nós reles mortais gastando com água mineral até para dá descarga em sanitário?

Em Macau, a população se revoltou e ameaçou entrar com uma ação junto a Ministério Público, em apenas dois dias de falta de água... Mas, o povo de Guamaré não reclama seus direitos, é muito pacato e aceita tudo, isso leva com que a empresa estatal não ligue para o problema existente na cidade há muito tempo.

Hoje 31 de Janeiro e várias ruas de Guamaré, como a Rua Sete de Setembro, Rua Flauto Praxedes, Rua Mateus Almeida, Rua Francisco Denílson e várias outras ainda continuam sofrendo com a falta d’água, carregando baldes com água na cabeça e até improvisando galões (muita gente não sabe o que é botar água de galão).

Com a resposta a Caern.

BRADO RETUMBANTE: A REALIDADE TRATADA COMO FICÇÃO



Quem acompanhou a série “Brado Retumbante” exibida pela Globo deve ter pensado que aquilo foi pura ficção. Ao contrário. É claro que houve um pouco de fantasia, mas os bastidores do Poder é aquilo mesmo. A podridão dos poderes constituídos com os conchavos e o toma lá da cá não são ficções, são realidades.

Globo, claro, para não se comprometer e sofrer processos futuros preferiu transformar a série como se fosse uma ficção, com nomes inclusive que não fazem parte dos quadros da política tupiniquim.

Contudo, “Brado Retumbante” expressou a pura realidade da política brasileira. Não se pode dizer que não há políticos sérios, comprometidos com as causas sociais e econômicas do país, no entanto, a grande maioria não corresponde à expectativa depositada por seus eleitores. Infelizmente o que foi retratado na série é o que acontece comumente na política brasileira.

Isso só vai mudar no dia em que se tiver uma reforma política séria, sem arremedos, como a que está sendo proposta no Congresso Nacional. Hoje, como sempre, o que prevalece é o jogo de interesses. E isso não é só a nível federal não. Ocorre também nos estados e nos municípios. O que importa para a grande maioria dos políticos é manter-se no poder e o povo que se exploda, como dizia aquele personagem de Chico Anísio, “deputado justo Veríssimo”.
Mas o povo tem uma arma na mão que é o voto. É preciso saber utilizá-lo sob pena de mantermos na política brasileira os velhos caciques. Este ano, por exemplo, temos eleições municipais onde estarão em jogo a cadeira de prefeito e de vereadores.

Está aí um bom momento para reflexão. O voto consciente é a melhor maneira de banirmos de vez os maus políticos.
E viva o “Brado Retumbante”

REFLEXÕES SOBRE O BRASIL, UM PAÍS EXTRAORDINÁRIO QUE SE TORNOU UM PARADOXO AMBULANTE



Por: Carlos Newton
Em: Tribuna da Internet
Recente pesquisa do Instituto DataFolha mostra que Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente de Brasil, registra uma popularidade recorde após um ano de mandato, superando a todos seus antecessores neste período de gestão, incluindo seu mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva.
Dilma, de 64 anos, que assumiu suas funções em janeiro de 2011 para substituir Lula (2003-2010), conta com a confiança de 59% dos brasileiros, que consideram que sua gestão é excelente ou boa, contra 49% que afirmaram ter esta mesma opinião há seis meses, segundo a pesquisa.
Ou seja, nem mesmo o tsunami de corrupção que varreu o governo no ano passado, causando a demissão de seis ministros (Antonio Palocci / Casa Civil; Alfredo Nascimento / Transportes; Wagner Rossi / Agricultura; Pedro Novais / Turismo; Orlando Silva / Esporte e Carlos Lupi / Trabalho), foi capaz de diminuir a popularidade da presidente, que na verdade nada fez para demiti-los, preferindo esperar que caíssem de podres.
Agora, a presidente Dilma tem três ministros “pendurados”, como se diz na gíria do basquete, quando o jogador fica próximo de ser expulso – Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Mario Negromonte, das Cidades, e Fernando Bezerra, da Integração.
Apesar das gravíssimas acusações contra os três ministros, Dilma Rouseff finge que não é com ela e segue em frente, sem demonstrar a menor intenção de afastá-los.
Vejam a comparação entre os dois governos petistas. Ao finalizar o primeiro ano de seu mandato inicial, obteve 42%, enquanto que no segundo mandato, sua popularidade neste mesmo período foi de 50%, apesar dos reflexos dos escândalos de Antonio Palocci (crise do caseiro) e de José Dirceu (crise do Mensalão).
A imagem pessoal de Dilma, uma ex-guerrilheira que combateu a ditadura (1964-85), também melhorou: atualmente 72% das pessoas entrevistadas creem que ela é “decidida”, 80% “muito inteligente” e 70% a veem como “sincera”.
Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, a economia é o fator determinante para a popularidade de Dilma. “A população observa a forte crise internacional e vê que ela não está golpeando a economia nacional”, opiniou.
Mas será que é essa a explicação correta? Parece que não. O que se evidencia é o progressivo desprezo dos brasileiros pela política e pelos poderes constituídos. Outras pesquisas de opinião indicam que as pessoas não confiam mais nos três poderes, muito pelo contrário. Nem mesmo conseguem se indignar com a corrupção. Acham que todos os políticos são iguais.
Esta é a nossa verdade. O Brasil se tornou um país politicamente insípido, incolor e inodoro, com uma juventude que só pensa em imitar os mais velhos e se dar bem, a qualquer custo. O quadro é este, com as honrosas exceções de sempre, que apenas confirmam a regra.
Poderemos perguntar insistentemente: “Que país é esse, Francelino Pereira?” Mas ele não responderá, porque ninguém sabe. É um país ao mesmo tempo disforme e extraordinário, pois consegue se desenvolver, apesar dos governantes. O Brasil é um paradoxo ambulante.

JUSTIÇA ELEITORAL MIRA NOS CANDIDATOS



Em ano eleitoral, todo cuidado é pouco. Qualquer deslize pode tirar um candidato do pleito. Quem pretende disputar um cargo eletivo nas eleições 2012 precisa ficar atento às leis eleitorais e às restrições do calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para este ano.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) estará atento a cada passo dos concorrentes, as normas são rígidas. O descumprimento da legislação pode ser denunciado por qualquer eleitor.
Corregedor eleitoral, desembargador Vivaldo Pinheiro alerta candidatos para os prazos eleitorais. Em entrevista ao Diário de Natal/O Poti, o corregedor regional eleitoral, desembargador Vivaldo Pinheiro, advertiu que os candidatos devem observar as restrições previstas na Lei nº 9.504/1997, que trata do processo eleitoral, e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente ao pleito de 2012. “Toda a legislação pode ser acessada no site do TRE/RN (Tribunal Regional Eleitoral) ou diretamente no site do TSE”, ressaltou.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, os gestores estão proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios. Durante o ano, os prefeitos só poderão oferecer benefícios aos eleitores em caso de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público Eleitoral poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa.
Também ficou proibida na mesma data a execução de programas sociais por entidade nominalmente vinculada a pré-candidato ou por eles mantida, ainda que autorizados em lei ou em execução orçamentária no exercício anterior. Em Natal, os vereadores que possuem instituições assistencialistas e não interromperam as atividades poderão ser impedidos de disputar a reeleição.
A partir de 10 de junho, um domingo, estarão liberadas as convenções partidárias, que vão definir os nomes que disputarão as eleições, como também as coligações que serão formadas. Na mesma data, as emissoras de rádio e de televisão ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por candidatos escolhidos em convenção.
Neste dia, os feitos eleitorais ganharão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandados de segurança.
O prazo para as convenções partidárias termina no dia 30 de junho.
Em 1º de julho, as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de fazer qualquer tipo de ação que favoreça algum candidato.
As propagandas eleitorais serão liberadas somente a partir do dia 6 de julho, data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas. Também serão liberadas as propagandas na internet.
No dia 21 de agosto, começará o horário gratuito de propaganda eleitoral obrigatória nas emissoras de rádio e da televisão, que terminará em 4 de outubro, último dia também para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre às 8 e às 24 horas.
A data limite também vale para debates eleitorais, que poderão se estender até às 7 horas do dia 5. A eleição será realizada em 7 de outubro.

GRÃ-BRETANHA ENVIARÁ NAVIO DE GUERRA ÀS MALVINAS


Governo nega que motivo seja tensão com Argentina por soberania das ilhas
A Grã-Bretanha enviará às ilhas Malvinas nos próximos meses um de seus navios de guerra mais modernos da Royal Navy (Marinha), informou nesta terça-feira o Ministério de Defesa britânico.
Trata-se do destróier HMS Dauntless, que nos próximos meses vai partir em direção ao Atlântico Sul e substituirá a fragata britânica "HMS Montrose", acrescentou o Ministério.

O Ministério da Defesa disse que a troca de embarcações já estava programada. "O deslocamento do HMS Dauntless ao Atlântico Sul está previsto há tempos, é totalmente de rotina e substituirá outro navio de patrulha", declarou um porta-voz da Marinha citado em um comunicado divulgado pelo ministério.
Seu navio gêmeo, HMS Darging, foi enviado recentemente ao Golfo para sua primeira missão em meio a tensões crescentes com o Irã e depois da ameaça de Teerã em bloquear o estreito de Ormuz, uma rota de trânsito fundamental para o fornecimento de petróleo mundial.
Estes destróieres transportam mísseis antiaéreos Sea Viper e helicópteros do tipo Chinook.
A decisão coincide com um momento de tensão entre a Grã-Bretanha e a Argentina pela soberania das ilhas, que levou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, a aumentar a presença militar na região.

Em 2012, completam-se 30 anos da guerra entre os dois países pela posse das Malvinas, que terminou em 14 de junho de 1982 com a rendição da Argentina. No conflito bélico, morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos.

Por Agências EFE e France-Presse

PETROBRAS INFORMA O VAZAMENTO DE 160 BARRIS DE ÓLEO


Poço da Bacia de Santos foi fechado logo após o vazamento, diz a companhia.
A Petrobras informou que nesta terça-feira pela manhã vazaram pelo menos 160 barris de petróleo com o rompimento de um trecho da coluna de produção do FPWSO Dynamic Producer, a cerca de 300 km da costa de São Paulo, onde a profundidade é 2.140 metros. O navio-plataforma realiza testes no pré-sal da Bacia de Santos, segundo comunicado.

Após o rompimento, a Petrobras divulgou que o sistema de segurança fechou o poço automaticamente. O poço, de acordo com a nota, "encontra-se fechado e em condições seguras". A companhia informou que "não há possibilidade do petróleo chegar à costa brasileira".

A Petrobras divulgou ter acionado imediatamente seu plano de emergência. "Foram mobilizados todos os recursos necessários para o recolhimento do petróleo no mar e do petróleo residual da parte superior da coluna", diz a nota. As causas do acidente estão sendo investigadas.
(Com Agência Estado)

HERINQUE AMARGA MAIS UMA DERROTA NO GOVERNO DILMA


 O deputado Federal Henrique Alves perde a segunda no governo Dilma. O Planalto indica o cearense Ramon Rodrigues, como novo diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca [Dnocs].

A sua primeira derrota foi logo no inicio do governo Dilma, quando o deputado Potiguar sonhava com a tão prometida presidência da Câmara e nos minutos finais a presidenta troca seu nome pelo PTista Marco Maia.

Para direção do Dnocs, mesmo com a exoneração de Elias Fernandes apadrinhado de Henrique, a indicação do cargo continuaria sendo do deputado Potiguar, pelo menos era o que pensava o deputado líder do PMDB.

Mas, coube ao senador Cearense Eunicio Oliveira, companheiro de Henrique e deputado PMDBista pelo Estado do Ceará.

O novo diretor-geral do Dnocs é o cearense Ramon Rodrigues toma posse no comando do órgão nesta terça-feira [31] às 9h30. A escolha de Ramo para responder pelo Dnocs foi fruto de uma articulação do senador Eunício Oliveira [PMDB] e do governador Cid Gomes [PSB] com o Palácio do Planalto.

Por trás da substituição, conforme revela a imprensa cearense, há uma disputa por prestígio entre o PMDB do Ceará e o do Rio Grande do Norte, junto ao Governo Federal.

O SOGRO, O CARRO E O CORNO



O cara chega com sua amante a um motel e lá encontra o carro de seu sogro estacionado.

Indignado com a leviandade do sogro resolveu aplicar-lhe uma lição.
Rouba o som de seu carro e ainda faz alguns riscos na lataria.

No dia seguinte vai visitar o sogro, que se mostra muito enraivecido.
- Está triste, sogro? Aconteceu alguma coisa? Porque está tão brabo?

O sogro esclarece:
- Como não vou estar brabo, se emprestei meu carro para a descuidada de sua mulher ir à igreja e lhe roubaram o rádio e ainda riscaram a lataria?

RN RÁDIO WEB ENTRA NO AR TOCANDO MÚSICA POTIGUAR E NOTÍCIAS DO GOVERNO DO ESTADO



Desde o último sábado (28), o Governo do Estado colocou no ar a RN Rádio Web. A rádio virtual toca músicas de artistas potiguares e notícias sobre ações promovidas pelo Poder Executivo Estadual, além de transmitir eventos promovidos pelo Governo.
 Durante essas transmissões, as rádios que tiverem interesse poderão acessar o endereço da RN Rádio Web e colocar no ar o áudio que estará sendo gerado, usufruindo do serviço de comunicação oferecido.

Acesse http://rnradioweb.hd1.com.br/player.html e confira a programação.

ROBERTO CARLOS PROÍBE VENDA DE DISCO RENEGADO DE 1961



Rei tem vergonha do primeiro álbum com influências de bolero e bossa nova

Roberto Carlos não quer saber de vender seu disco Louco por Você, de 1961. O iTunes, da Apple, foi obrigado a parar de vender as faixas do álbum, depois de ter sido notificado pelo Rei.

Para os fãs de Roberto, não é novidade que o cantor sempre implicou com seu primeiro trabalho.

Com toques de bolero e bossa nova e bem diferente do rock da jovem guarda pelo qual ele ficaria famoso nos anos 60, o LP nunca foi lançado em CD.
Dizem até que Roberto mandava comprar qualquer cópia do disco, transformando o álbum em uma raridade para os colecionadores.
Em dezembro de 2011, a Sony Music anunciou que iria disponibilizar todo o catálogo do cantor pelo iTunes, seguindo uma linha cronológica.

A empresa já relançou os CDs dos anos 60, mas a inclusão de Louco por Você no pacote desagradou o Rei.

ESTADO DE SAÚDE DO CANTOR WANDO SEGUE GRAVE


O estado de saúde do cantor Wando, de 66 anos de idade, continua grave, de acordo com boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira.

Ele está internado desde o último dia 27 no hospital Biocor, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, e passou por uma angioplastia coronária -- procedimento médico usado para desobstruir uma artéria no coração.

De acordo com o hospital, Wando está internado no centro de terapia intensiva (CTI), onde permanece sedado e respirando com a ajuda de aparelhos, sem previsão de alta.
Nascido Wanderley Alves dos Reis, em Cajuri (MG), Wando iniciou sua carreira de cantor em 1969. Um de seus maiores sucessos é a música brega Fogo e Paixão, lançada em 1988.

ANONYMOUS REIVINDICA ATAQUE A SITE DO BRADESCO


Página está instável nesta terça-feira, mas instituição não confirma ataque
O site Bradesco pode ter sido alvo de ataques crackers nesta terça-feira. A página do banco ficou fora do ar durante parte da manhã. Por volta do meio-dia, a instituição publicou a seguinte nota a respeito: “O site do Bradesco apresentou momentos de intermitência, com volume de acessos acima da média, mas não chegou a ficar fora do ar.”
O grupo Anonymous reivindica a autoria do ataque. Em seu twitter, há mensagens afirmando que o "alvo foi atingido" e que a página do banco "está à deriva".
A tática utilizada pelo Anonymous pode ter sido a chamada de ataque distribuído de negação de serviço (Distributed Denial of Service, em inglês) e consiste em sobrecarregar o site. A página recebe um grande número de acessos ao mesmo tempo e fica indisponível (confira o infográfico abaixo).
Os crackers afirmam que suas investidas derrubaram o site do Banco Itaú nesta segunda-feira. Pessoas envolvidas no ataque anunciam a ação – batizada de #OpWeeksPayment – no Twitter. Os grupos envolvidos afirmam que o objetivo é alertar a população sobre a injustiça e a corrupção que predominam no Brasil. Esta semana foi escolhida para fazer ataques contra as instituições bancárias.

sábado, 28 de janeiro de 2012

VERÃO VIVO EM GUAMARÉ ESTÁ DEMAIS NESTE DOMINGO



 A programação deste domingo (29) no Verão Vivo de Guamaré está demais, estão todos convidados para curtir essa balada dominical, com muita gente bonita, segurança total e muita música para dançar sem parar, além das competições esportivas que terão início a partir das nove horas da manhã.

NO PALCO:

Dia 29 de Janeiro:
Vaqueiros do Forró, Ivan Gomes e Galera Beach

A QUESTÃO DO TEMPO



O vestibulando chega correndo ao local da prova, mas o portão se fecha à sua frente. Ele senta e desaba. Tanto esforço. Tanta preparação. Tanto estudo. Tudo perdido por um atraso mínimo de segundos.

O pedestre observa o sinal vermelho, mas decide atravessar correndo porque está atrasado para um compromisso. Freada brusca. Susto. Talvez ferimentos graves. Tudo por questão de um segundo de precipitação.

O funcionário chega correndo, esbaforido, bate o cartão e vai para seu local de trabalho. Ali, precisa de alguns minutos para se recompor. Subiu as escadas correndo porque os elevadores estavam lotados e ele não desejava se atrasar, a fim de não ter descontados valores, ao final do mês, em seu salário.

Desculpas se sucedem a desculpas. Não deu tempo. Não foi possível chegar. Perdi o ônibus. O trânsito estava terrível na hora em que saí.

Tempo é nossa oportunidade de realização, que devemos aproveitar com empenho. A nossa incapacidade de planejar o uso do tempo provoca a desarmonia e toda a série de contratempos.

O tempo pode ser comparado a uma moeda. Se tomarmos de uma porção de ouro e cunharmos uma moeda, poderemos lhe dar o valor de um real. Este será o valor inscrito. Mas o valor verdadeiro será muito maior, representado pela quantidade do precioso metal que utilizamos.

As moedas do tempo têm uma cunhagem geral, que é igual para todos: um segundo, um mês, um ano, um século. No entanto, o valor real dependerá do material com que cunhamos o nosso tempo, isto é, o que fazemos dele.

Para um correto aproveitamento desse tesouro, que é o tempo, é preciso disciplina. Para evitar correria, levantemos um pouco mais cedo. Preparemo-nos de forma rápida, sem tanta enrolação.

Deixemos, desde a véspera, o que necessitaremos para sair, mais ou menos à mão, evitando desperdícios de minutos à procura disto ou daquilo. Se sabemos que o trânsito, em determinados horários, está mais congestionado, disciplinemo-nos e nos programemos para sair um pouco antes, com folga.

Esses pequenos cuidados impedirão que percamos compromissos importantes, que tenhamos de ficar sempre criando desculpas para justificar os nossos atrasos, que tenhamos taquicardia por ansiedade ao ver o relógio dos segundos correr célere, demarcando os minutos e as horas.

*   *   *

Na órbita das nossas vidas, não joguemos fora os tempinhos tantas vezes desprezados. Aproveitemos para escrever um ligeiro bilhete de carinho a alguém que esteja enfrentando momentos graves.

Telefonemos a um familiar ou amigo que não vejamos há muito tempo.

Cuidemos de um vaso de planta. Desenvolvamos ideias felizes para fazer o bem a alguma pessoa que saibamos necessitada.

Valorizemos os minutos para descobrir motivos gloriosos de viver, para aprender a amar a vida e iluminar o nosso caminho.

"UM VACILO É O BASTANTE PARA UMA RECAÍDA", DIZ EX-VICIADO


Falta pouco mais de uma semana para Luciano*, de 23 anos, deixar a clínica onde está se tratando da dependência de crack, álcool e cocaína. Nessa reta final, ele se concentra para encarar novamente as ruas, onde encontrará um bar em cada esquina, cigarros sempre à mão e os colegas que seguem consumindo drogas. Tem diante de si o desafio de evitar frustrações e conflitos, "gatilhos" que o fizeram voltar para as drogas depois da primeira internação, há mais de um ano. "O seu corpo fica limpo, mas a sua mente vai se lembrar da droga para sempre. Um vacilo é o bastante para você ter uma recaída", diz.
Luciano está em tratamento há dois meses no Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID), clínica pública gerida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Samaritano, em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. O local recebe, prioritariamente, pacientes provenientes da Cracolândia durante a Operação Centro Legal, que começou em 3 de janeiro.
O rapaz procurou ajuda num posto de saúde por conta própria. Estava há três dias sem comer, dormir ou tomar banho. Em um fim de semana, gastou todo o salário bebendo e fumando crack. Luciano esperou por duas horas para falar com o médico e mais duas para ser levado até a clínica. "Por pouco não desisti".
A primeira vez que fumou crack foi aos 18 anos, após um período de uso intenso de cocaína. "A farinha já não fazia efeito", diz, referindo-se à cocaína. "Nesse dia eu fumei umas 10 pedras." Seu corpo pequeno, apesar de forte, não aguentou tanta droga, e Luciano teve um princípio de overdose.
Sessões - Nas atividades que duram todo o dia, os pacientes da clínica – homens, mulheres e adolescentes – fazem sessões nas quais, pouco a pouco, tentam entender as razões que os levaram à dependência. Quase 100% deles chegaram ali por causa do crack. Enquanto pintam uma caixinha, fazem um colar de miçangas ou criam uma tela, eles soltam pequenas pistas sobre seus problemas de convivência, a saudade da família e os momentos de raiva.
Foi durante uma dessas sessões que, na semana passada, Luciano decidiu que ligaria para o padrasto, com quem não falava há mais de cinco meses – e motivo pelo qual saiu da casa da família, no interior de São Paulo. "Foi o passo mais importante que eu dei no meu tratamento", afirma. Os conflitos com o padrasto eram a desculpa que usava para se drogar.
A educação física diária é o momento em que Luciano, ex-jogador de futsal, mais disfruta na sua grade de atividades. Na quadra, assume o papel de capitão do time e se entrega ao jogo. Mas os momentos que para ele realmente fazem diferença são aqueles em que, nas palavras dele, "trabalha a cabeça".
Na clínica, cada um é acompanhado por um terapeuta, chamado de "manejador". “É como a nossa mãe aqui dentro”, define Luciano. São eles que conversam com os pacientes nos momentos de agressividade, angústia ou vontade de desistir. Na mesma sala onde Luciano dá entrevista aconteceram seus momentos de desabafo com Carol, sua manejadora. "Molhei muito o papel dessa mesa. No primeiro mês eu chorei demais".
No início, os remédios amenizaram os sintomas da abstinência. Depois, a fissura foi contornada com passeios intermináveis pela área da clínica e artesando - dobraduras, muitas dobraduras. "Cansei de tanto fazer pato de papel".
Comunicação - “Pai, afasta de mim a biqueira. Pai, afasta de mim a cocaine. Pois na quebrada escorre sangue”. Os versos do rapper Criolo - uma versão de Cálice, um dos maiores sucessos de Chico Buarque - são o tema do grupo de poesia. A tarefa é escrever sobre o que sentiram ao ouvir as palavras que resumem muito daquilo que querem deixar para trás.

Enquanto alguns parecem que nunca mais vão parar de escrever, outros ficam imóveis diante do papel em branco. De repente, um dos rapazes se levanta com cara de choro. “Vou descer, professora”. A terapeuta pede para que ele se sente e conte o que está acontecendo. “Estou preocupado. Penso o tempo todo em me matar”. Ele é convencido a ficar. A comunicação está entre as habilidades mais trabalhadas nos grupos. “Se fosse uns dias atrás eu não estaria falando com você”, afirma Luciano.
Pelo menos duas vezes por semana há visita. Nesses dias Luciano fica no seu quarto, apenas com a companhia das moças bonitas dos pôsteres colados na parede. "Minha família não vem porque mora longe. Fica complicado." A esposa o deixou depois da sua primeira recaída, e a filha, de quatro anos, não vê desde agosto do ano passado. O irmão mais velho também é usuário de crack e esteve internado. "Ele aguentou só um mês. Agora diz que parou. Tomara".
O maior desafio para quem encara o tratamento é levá-lo até o final. Qualquer detalhe é motivo para desistir. Na terceira semana, mais lúcido, Luciano pensou em ir embora: a desistência de um colega de quarto quase o derrubou.
“Era meu melhor amigo. Um dia soube que ele tinha brigado e ido embora e desabei”. O confidente de Luciano passou a ser, então, seu caderno azul - o diário que muitos dos pacientes, principalmente os homens, relutam em manter. "Nesse caderninho tem coisas que ninguém sabe. Só eu e ele. Tinha dias que as pessoas perguntavam se eu estava bem e dizia que sim, mas por dentro estava estourando. Aí escrevia no caderninho e ficava mais calmo".
Despedida - No quarto em frente, um jovem alto, forte e bonito chama a atenção. Maurício* hoje está bem diferente daquele rapaz sujo e extremamente magro que entrou na clínica por ordem judicial há três meses. "No começo foi muito difícil porque ele não queria estar aqui", lembra uma enfermeira. Ela separa todas as cartas e o diário que Maurício escreveu durante o tratamento, que ele levará para casa.
Antes de sair de braços dados com a mãe, Maurício se despede dos amigos. “Daqui a pouco sou eu”, diz Lucas ao dar um abraço no colega.
*Para preservar a identidade dos pacientes foram adotados nomes fictícios